A psicopedagogia busca cuidar do eu na aprendizagem, facilitando os processos de educação. Para isso, visa compreender a complexidade dos fatores envolvidos neste processo, pesquisando e resolvendo os problemas de aprendizagem através de uma intervenção dinâmica. Mais do que apenas olhar para as dificuldades de aprendizagem, é necessário considerar o tema da aprendizagem em seu próprio estilo. Ou seja, relacionado ao conhecimento e à capacidade de saber, alojado em um contexto cultural onde opera sua singularidade. É um trabalho terapêutico focado na aprendizagem, utilizando todos os tipos de recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente e prazerosa. Quaisquer que sejam os indivíduos, crianças, jovens e adultos podem enfrentar obstáculos durante o aprendizado ao longo da vida escolar, provocados por vários motivos. É com essas dificuldades que o profissional habilitado em psicopedagogia trabalha.

Atuamos nos quatro objetivos principais do serviço psicopedagógico educacional:

  1. educação sobre o que é psicopedagogia educacional e como funciona;
  2. orientação aos pais sobre o comportamento da criança ou adolescente em relação à educação;
  3. tratamento pedagógico baseado na teoria cognitivo-comportamental, identificando o status ativo, pensamentos, sentimentos e comportamentos relacionados à desatenção, baixa concentração e desempenho;
  4. criar um ambiente agradável onde possam discutir desafios e compartilhar experiências sobre dificuldades de aprendizagem e sobre formas de superá-las.
Ícone de Alerta